Impermeabilização e Revitalização de 24.000m2 de Fachada

O ClienteAeronáutica - Condomínio 14 Bis

O Conjunto 14 Bis é um Condomínio Residencial composto por 37 torres de apartamentos, e está localizado em Belém, no estado do Pará. Ele foi construído na década de 1970 para abrigar oficiais que servem à Aeronáutica e, desde então, mantém-se servindo ao propósito que foi criado.

 

O problema

Desde sua inauguração, o condomínio passou por poucas obras de conservação e manutenção, ocorrendo a deterioração das torres como um todo, havendo casos mais severos que inviabilizavam a moradia em determinados apartamentos.

Os problemas de infiltrações eram generalizado em todo condomínio, havendo problemas em telhado, caixas d’água, fachada e lajes. Devido à falta de verba liberada para obras, reparos pontuais foram realizados, sendo encontrado pedaços de mantas asfálticas cobrindo pequenas áreas, incluindo paredes. Nos casos mais severos, a infiltração alcançava a armadura e vergalhões de aço da estrutura, vindo a oxidá-la e também deixá-las expostas em alguns casos.

O edifício também constava com trincas estruturais e superficiais em toda sua extensão. As fachadas também estavam repletas de mofo e bolores, uma vez que o condomínio fica localizado numa região onde há grandes volumes de chuvas durante todo ano. As condições climáticas são muito severas, o que prejudicava a longevidade dos reparos realizados.

 

Dores

Vazamentos dentro de apartamentos

Inutilização dos apartamentos nos casos mais severos

Estado das fachadas envergonhavam seus moradores

A solução

Obra realizada por: Próspera Service de Belém, Pará.

Para se determinar a solução adequada, a empresa ganhadora da licitação, a Próspera Service, precisou avaliar o fator crítico para o sucesso da obra, que era o ciclo das chuvas em Belém, uma cidade onde se chove diariamente e, o que muda, é a intensidade. Isso implicaria em substratos constantemente molhados, atrasos nas obras e risco de perda do impermeabilizante, uma vez que a licitação exigiu produtos à base d’água.

Ressalva-se que o impermeabilizante à base d’água possui diversas vantagens frente aos à base de solvente. O solvente é um componente volátil utilizado para dar a resistência ao impermeabilizante. Ao longo da vida útil do impermeabilizante, o mesmo se desprende, resultando no craquelamento a medida que o mesmo enfraquece, e isso não ocorre no produto a base d’água.

Para se contornar esses desafios, chegou-se as seguintes ações:

  • Combate à superfície úmida: foi utilizado o maçarico para secar as superfícies úmidas
  • Horário de trabalho: devido à necessidade do impermeabilizante ganhar uma resistência mínima para o contato com a água, ficou-se estabelecido que as aplicações se encerrariam em torno das 13:30, restando  de 4h a 5h de cura do mesmo antes da chuva que ocorre frequentemente em torno das 18h.
  • Definição do impermeabilizante: o impermeabilizante necessitaria ser elástico, para adequar as movimentações estruturais; ele deveria ter uma pré-cura (secagem) inferior à quatro horas; e deveria ser à base d’água para atender a licitação.

 

Desta forma, a solução apresentada pela Próspera Services, envolvia a utilização do Imperlast, que foi escolhido devido à:

  • Atendimento à licitação: É um produto à base d’água
  • Dupla função: Por ser à base d’água, foi possível incrementar a cor, passando o mesmo a atuar como impermeabilização e acabamento
  • Elástico: Sua elasticidade de até 500%, permitiu acompanhar as trincas da fachada
  • Longevidade: os laudos técnicos atestam a vida útil em torno de 20 anos
  • Poder ficar exposto: o produto pode ficar exposto ao sol e às chuvas, sem se deteriorar
  • Leveza: o produto adiciona em torno de 660 gr/m2, fator primordial, uma vez que se trata de construções mais antigas
  • Suporte técnico: o fabricante oferece um canal de atendimento direto à execução das obras
  • Hidrorrepelência: o fabricante adicionou a propriedade hidrofugante ao produto, aumentando a longevidade da solução

 

Para a execução da solução, o serviço foi realizado da seguinte forma:

  • Tratamentos da trinca com borracha natural e bidim, ou com a argamassa ACIII
  • Limpeza do substrato mofado com hipoclorito concentrado e dupla lavagem posterior;
  • Secagem do substrato com maçarico, para alcançar a umidade inferior à 15%, conforme recomendação do fabricante
  • Aplicação do impermeabilizante elástico, em três demãos, na totalidade da fachada

Embora a aplicação seja fácil, a execução foi realizada de forma muito minuciosa, uma vez que as condições do ambiente e da estrutura poderiam interferir no resultado.

Ganhos

Confiança no resultado, com um produto de qualidade

Eliminação dos vazamentos nas paredes, caixas d'águas e telhado

Restauração da beleza da fachada, estilo anos 70

Utilização de apartamentos até então inabitáveis

Imagens da Obra

Produto Indicado

Linha do TempoConheça nossa trajetória