O que é a Borracha Natural ou Borracha Líquida?

O que é a Borracha Natural ou Borracha Líquida?

A BORRACHA NATURAL, também conhecida como borracha líquida, é um impermeabilizante elástico à base d’água e borracha natural para construção civil. Devido sua tecnologia única, ele possui uma excelente resistência, podendo ficar exposto ao sol, à chuva, ao tráfego pesado, ao cloro sem se deteriorar. Sua aplicação é fácil e, seguindo todas as recomendações do fabricante, não haverá problemas.

Após aplicado, ele forma um revestimento emborrachado, sem emendas e com uma excelente elasticidade e memória de recuperação, o que o que a permite acompanhar as movimentações estruturais. Outro diferencial é a vida útil, que pode chegar à 45 anos se aplicado com um revestimento sobre a impermeabilização e, se exposto e sem atrito, dura em média, 20 anos.

Dentre as marcas existentes no mercado, o Imperlast Multi (clique aqui) se destaca, devido ao seu excelente rendimento de 1,66m2 por litro, a sua versatilidade de aplicação, a resistência ao tráfego pesado de caminhões e ônibus, e sua capacidade de resistir ao cloro, podendo ser aplicado em piscina como acabamento. Para esses casos de estacionamento e piscina, é recomendado a aplicação do verniz da linha Imperlast, para facilitar a limpeza, uma vez que a borracha natural é antiaderente e gruda sujeira. Outro diferencial deste produto, é que o mesmo é certificado por teste laboratoriais para aplicação em caixa d’água direto com o contato com a água potável.

A borracha líquida é indicada para combater infiltrações e goteiras, além de servir como acabamento, estando disponível em diversas opções de cores. Ela pode ser aplicada em todos tipos de telhados; pisos com ou sem tráfego; lajes; piscinas revestidas ou expostas; caixas d’água; paredes; fundações estruturais; áreas molhadas; silos; pintura de fachada, estacionamento e quadra poliesportiva e diversas soluções industriais, comerciais, residenciais e agronegócio.

A verdadeira borracha natural líquida é a base de látex e água, é elastomérica, não possui solvente ou betume (asfalto) em sua composição. Sendo assim, é uma evolução sustentável das tecnologias já presentes no mercado como manta asfáltica, manta liquida, poliuréia, poliuretano (pu), dentre outras mantas.

Atualmente não existe uma Norma Brasileira NBR específica para o sistema de impermeabilização com borracha natural, e a mesma é enquadrada na ABNT NBR 13321:2008 – Membrana acrílica para impermeabilização, que integrou a antiga ABNT NBR 7462:1992 – Elastômero vulcanizado, cancelada em 09/12/2013.

Compartilhe