Skip to main content

Reformar a casa não é uma tarefa fácil e exige muito planejamento para que o sonho não acabe se transformando em pesadelo. Quem nunca sofreu por causa de uma reforma mal estruturada?

É preciso ter muita atenção aos detalhes, que não são poucos, para não ser pego de surpresa e conseguir realizar a reforma com tranquilidade.  E não se engane, mesmo que a reforma não tenha grandes proporções, montar um projeto vai fazer toda a diferença no resultado da obra.

Você vai ver abaixo 5 dicas essenciais para que sua reforma aconteça da melhor forma, com economia e qualidade.

1 Faça um bom planejamento

Reformar a casa sem o planejamento adequado é caminho certo para o fracasso. É preciso estabelecer as prioridades, definir quais etapas serão necessárias no processo e em qual ordem tudo será feito.

Ou seja, coloque no papel tudo o que entrará na reforma, estipule os prazos e orçamento para cada etapa. Tendo o controle de cada passo, você conseguirá estabelecer um cronograma e ter uma melhor organização.

 

2 Contrate bons profissionais para reformar a casa

Contar com a expertise de profissionais especializados vai garantir que a reforma da casa seja feita com qualidade e profissionalismo. Não só no momento da execução da obra, mas também durante a etapa do planejamento.

A contratação de um arquiteto e de um engenheiro civil, por exemplo, vai ajudar você a definir detalhes importantes da obra, como: escolha mais assertiva dos materiais a serem utilizados; melhores pontos de iluminação; melhor aproveitamento dos espaços; melhorias estruturais etc.

Tudo isso irá se refletir em um melhor custo-benefício e funcionalidade da obra. O mesmo vale para a contratação de profissionais para a execução da reforma. Pedreiros experientes e comprometidos com a qualidade do trabalho são fundamentais para evitar problemas durante a obra e garantir a qualidade do serviço.

O valor da mão de obra de um profissional experiente pode ser (e geralmente é) mais alto que a média. Porém, a contratação de um serviço mais barato, mas mal executado, acaba gerando um custo muito maior.

3 Separe referências

 

Para que o projeto tenha a “sua cara” é interessante separar referências: fotos de estilos que você gosta, cores, tudo que possa servir como inspiração para o profissional que irá realizar o projeto.

Todo material que você puder reunir para exemplificar qual ideia você tem para a reformulação do ambiente é válida. Afinal, uma reforma não deve ser apenas funcional, o ideal é que ela possa representar o seu estilo.

4Utilize materiais de qualidade

A escolha dos materiais que serão utilizados para reformar a casa vai interferir diretamente na qualidade do projeto e no orçamento, e a escolha deve ser feita considerando a especificidade do local. Por exemplo, existem tintas específicas para áreas internas e externas, tipos de telhas que se adequam a diferentes tipos de clima, enfim, a escolha dos materiais deve ser feita de maneira criteriosa.

Além disso, é recomendável que você faça pesquisas de preço antes de realizar a compra dos materiais. Os valores costumam variar dependendo do lugar de compra e você pode economizar bastante se fizer uma boa comparação de preços até tomar a decisão final e efetivar a compra.

5 Considere fazer uma mudança temporária

Por mais bem planejada que uma reforma possa ser, uma coisa é certa: ela vai gerar barulho, bagunça e muita poeira.

Para que você tenha mais conforto durante todo o processo, pode ser uma boa ideia considerar um outro local para ficar enquanto durar a reforma. Procurar um hotel, a casa de um amigo ou familiar, vai ser uma ótima forma de passar esse período de forma mais confortável.

6 Defina prazos para reformar a casa

Um dos problemas mais comuns quando falamos de reforma é o atraso na obra. Seja porque houve algum problema inesperado na estrutura, falta de material ou mesmo falta de planejamento do profissional que está executando a obra.

Portanto, faça tudo com antecedência: compra de materiais, verificação de todas as etapas que serão necessárias e acompanhe o profissional de perto para que os prazos sejam cumpridos. Mesmo que você tenha designado um profissional para ajudar nessa tarefa, é importante que você esteja por dentro do planejamento e possa acompanhar a obra de perto.

7 Tenha uma reserva para imprevistos na hora de reformar a casa

Toda reforma envolve custos, e alguns deles são imprevisíveis. Mesmo que você tenha feito um bom planejamento, imprevistos podem acontecer. Não é incomum descobrir que problemas na estrutura elétrica/hidráulica etc.

Então, é importante que você separe uma quantia além dos gastos já contabilizados para evitar surpresas desagradáveis. Ao tomar esse cuidado, você não precisa fazer malabarismos para incluir um gasto a mais no orçamento.

Atenção na hora de impermeabilizar!

A impermeabilização é necessária para a conservação de várias estruturas em casa, tanto internas, quanto externas; e são imprescindíveis nas áreas que possuem contato direto com água da chuva ou áreas com mais umidade dentro de casa, como banheiros e cozinha.

A Imperlast possui soluções em impermeabilização que podem te ajudar a realizar um trabalho com um ótimo custo-benefício e de forma mais sustentável que as soluções mais conhecidas no mercado. A borracha líquida possui uma tecnologia inovadora que oferece mais resistência, facilidade de aplicação e versatilidade, podendo ser utilizada em diversos tipos de superfície.

Saiba mais sobre reforma e construção e confira dicas práticas para sua obra no nosso Blog e no nosso canal no Youtube.