Skip to main content

Um dos tipos de impermeabilização mais utilizadas na construção civil, a Manta Asfáltica impermeabilizante vem perdendo espaço para a Borracha Líquida, uma tecnologia mais recente, e que possui uma série de vantagens competitivas.

Ao longo do texto você vai saber quais as principais diferenças entre as duas tecnologias, e entender o que faz da borracha líquida uma opção mais adequada tanto na hora da construção, quanto para ações corretivas.

Composição da Manta Asfáltica:

A Manta Asfáltica é formada por asfalto, polímeros e armadura estruturante que pode ser feita de polietileno, fibra de vidro e poliéster, entre outros materiais. São comercializadas em rolos, de diferentes espessuras.

Composição Borracha Líquida:

A Borracha Líquida é um impermeabilizante elástico à base d’água e látex, é elastomérica, não possui solvente ou betume em sua composição e tem consistência pastosa.

Principais diferenças:

Manta Asfáltica Impermeabilizante e Borracha Líquida

 

Mão de Obra:

 Manta Asfáltica:

A manta asfáltica exige mão de obra especializada, uma vez que a instalação envolve o manuseio de ferramental complexo. A queima da manta com maçarico, por exemplo, deve ser feita por profissionais especializados e exige equipamentos de proteção.

Borracha Líquida:

A mão de obra para a aplicação da borracha líquida é muito mais simplificada. Diferentemente da manta asfáltica, em que você precisa realizar a aplicação de placas na superfície, e envolve riscos pela forma de aplicação, a borracha forma uma membrana uniforme na superfície, e pode ser aplicada com rolo ou trincha.

Proteção mecânica:

 Manta Asfáltica:

A manta asfáltica exige proteção mecânica para instalação de acabamento, como por exemplo, assentamento de revestimentos e pinturas.

 

Borracha Líquida

A aplicação da borracha líquida não exige proteção mecânica. A própria borracha já serve como acabamento, além disso ela pode ser encontrada em diversas cores. Veja um exemplo de aplicação na borracha líquida em aplicação na laje. 

Manutenção:

Manta Asfáltica:

A manutenção da manta asfáltica não permite que sejam realizadas correções pontuais. No caso de alguma trinca e infiltração na superfície, é necessário que seja realizada a remoção de toda aplicação para que seja possível realizar a manutenção. Ou seja, é preciso refazer o trabalho por completo.

Borracha Líquida:

Como a borracha líquida possui processo de vulcanização a frio, o processo de manutenção é igual ao da aplicação, e pode ser realizado apenas nas áreas que precisam de correção pontualmente, sem a necessidade de remoção da aplicação anterior. Basta passar uma nova camada da borracha em sobreposição à camada anterior.

Etapas Construtivas:

Manta Asfáltica:

Para a aplicação da Manta Asfáltica, são necessárias muitas etapas construtivas:

  • regularização da superfície
  • aplicação do primer
  • aplicação do asfalto oxidado
  • aplicação da manta asfáltica
  • finalização com a proteção mecânica.

Borracha Líquida:

A Borracha Líquida elimina várias etapas. Após a regularização e limpeza da superfície, a borracha pode ser aplicada diretamente, com o uso da manta geotêxtil nos pontos mais críticos da superfície. Veja um exemplo de aplicação da borracha líquida em telhado cerâmico, aqui! 

Custo Borracha Líquida x Manta Asfáltica:

A Manta Asfáltica acaba tendo um custo mais elevado quando comparada à Borracha Líquida, pelos seguintes motivos:

  • necessidade de mais etapas construtivas
  • maior dificuldade na aplicação
  • impossibilidade da realização de manutenções pontuais
  • necessário equipamentos mais específicos e caros

Estanqueidade Manta Asfáltica Impermeabilizante x Borracha Líquida

 

Outro ponto importante que deve ser observado, é a facilidade que a borracha líquida possui na identificação de pontos de vazamentos em comparação com a manta asfáltica.  Como a borracha possui uma camada monolítica, ou seja, forma uma camada única, ela promove a estanqueidade com mais facilidade que a manta asfáltica. A manta acaba possuindo muitos pontos críticos, nas ligações entre as placas, deixando mais difícil a detecção dos pontos de infiltração.

Além disso, caso seja identificado um ponto de infiltração na manta asfáltica, é preciso refazer todo o processo novamente, começando do zero. Já com a borracha líquida, no caso de haver alguma infiltração, basta repassar a camada da borracha por cima da camada já existente.

Conheça a melhor solução em impermeabilização com a tecnologia Borracha Líquida

Que a Borracha Líquida possui uma série de vantagens em relação a outras tecnologias impermeabilizantes, você já sabe. Mas, é preciso saber também a qualidade da Borracha Líquida que você está adquirindo. A Imperlast produz várias soluções com a tecnologia, priorizando sempre a excelência dos seus produtos, com rígido padrão de qualidade.

Em 2021, a empresa foi certificada pela ISO 9001:2015, selo internacional que garante o compromisso da organização com todos os seus stakeholders. Com um portfolio de produtos produzidos para solucionar problemas em diferentes superfícies: lajes, telhados, fachadas, piscinas, etc., a Imperlast tem a inovação como um de seus principais valores e trabalha continuamente no aperfeiçoamento de seus produtos e serviços.

Quer saber mais sobre impermeabilização, renovação de superfícies, dicas gerais sobre reforma e construção? Acesse o Blog Imperlast e veja conteúdos exclusivos para você e sua casa.