Skip to main content

A manta geotêxtil é utilizada largamente na construção civil, principalmente em projetos de impermeabilização. Ela funciona como reforço estrutural, e pode ser utilizada em diferentes tipos de superfícies para estabelecer uma maior resistência à impermeabilização.

Existe uma grande variedade de modelos de mantas geotêxteis, e vou falar mais especificamente sobre o VP50, que é o véu de poliester, com gramatura de 50. Esse é o modelo indicado na linha de impermeabilizantes com a tecnologia borracha líquida, da Imperlast.

Composição da manta geotêxtil VP:

O véu de poliéster é uma manta 100% poliéster. Sua principal finalidade é promover a resistência mecânica que a membrana formada pela borracha necessita para  suportar as tensões resultantes dos esforços que a estrutura promove. Principalmente em fissuras, trincas, encontros de estrutura, juntas e pontos críticos da obra, como rodapés, quinas, rejuntes e ralos.

Entre suas principais características está a grande resistência que oferece em relação à dilatação de estruturas, ponto fundamental para a garantia da durabilidade do processo de impermeabilização.

Reforço estrutural total e parcial

De forma geral, a manta geotêxtil costuma representar de 19 a 25% da obra, sendo utilizada nos pontos que possuem mais fragilidade. Nesse caso, é utilizado o termo “reforço estrutural parcial”, quando só alguns pontos são considerados críticos na obra.

Mas existem outros casos em que ele poderá ser necessário para fazer a cobertura total da superfície que será impermeabilizada. Nesse caso, o termo utilizado para definir esse tipo de aplicação é “reforço estrutural total”.

Essa definição vai depender do estado em que a superfície se encontra: por exemplo, se há danos espalhados em grande parte da área, ou se a superfície não possui juntas de dilatação; nesses casos a utilização do reforço total é altamente recomendada.

Aplicação da manta geotêxtil na Laje

Para exemplificar melhor como funciona a aplicação do reforço estrutural total em uma laje, veja o vídeo que demonstra uma aplicação da borracha líquida Imperlast Multi com a utilização da manta geotêxtil.

Como a estrutura estava muito desgastada, foi necessária a utilização do reforço em toda a superfície. E o processo é bem simples: aplicação da borracha líquida, posicionamento da manta sobre a camada de borracha, e aplicação da segunda demão da borracha sobre a manta com a primeira demão de borracha líquida ainda em seu estado pastoso.

Aplicação da manta geotêxtil em Telhado

O reforço deve ser aplicado em todas as juntas entre as telhas, tanto no sentido vertical, quanto horizontal. Dessa forma, você impede qualquer chance de uma passagem irregular de água por entre as juntas.

Para entender na prática como é o passo a passo desse tipo de aplicação, assista ao vídeo que mostra em detalhes como deve ser feito o posicionamento correto do reforço estrutural. Além de mostrar de forma bem completa como funciona a aplicação da borracha líquida em telhados.

Além de lajes e telhados, a manta geotêxtil também complementa a impermeabilização de várias áreas, como piscinas, estacionamentos etc.

Dicas importantes sobre o véu de poliéster:

  • Atenção ao aparecimento de rugas:

A manta geotêxtil precisa ser colocada formando uma camada lisa, evitando assim a formação de algum tipo de ruga ou dobra.

  • Posicionamento:

Quando houver a necessidade de posicionar duas mantas do reforço estrutural, uma ao lado da outra, você deve fazer uma sobreposição de pelo menos cinco centímetros entre elas. Dessa forma, você garante a estanqueidade entre as peças.

  • Tempo de aplicação:

O tempo entre a aplicação da camada de borracha líquida, o posicionamento do reforço estrutural, e a nova camada de borracha ( que será aplicada sobre a manta geotêxtil) deve ter intervalos curtos, de no máximo 0,5 metro. Dessa forma, você não corre o risco da borracha secar antes que você tenha completado o processo.

É importante que a textura da borracha esteja pastosa quando o reforço e a segunda demão forem aplicados. Dessa forma, você irá promover uma maior aderência, e criar uma membrana coesa, garantindo o sucesso da impermeabilização.

Próximo passo!

Agora que você já entendeu o que é a manta geotêxtil e como funciona seu processo aplicação  juntamente com a Borracha Líquida, que tal ler mais conteúdos? Eles vão ajudar você a dar início à impermeabilização da sua laje, piscina, telhado etc.

No Blog Imperlast, você tem acesso a uma série de conteúdos produzidos por nossa equipe de especialistas especialmente para ajudar você na sua reforma. Além disso, nosso canal no Youtube também tem muita informação importante e dicas práticas sobre a aplicação das nossas soluções, limpeza de superfícies, e muito mais.

O que você acha de começar aprendendo 5 dicas para reformar a casa com qualidade e economia?

Boa leitura!